quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dia Nacional da Saúde - Homenagem a Oswaldo Cruz


Dia mais que especial para todos os profissionais da área da saúde!
Mais que dia nacional da saúde ele homenageia um grande médico Oswaldo Cruz.
Hoje, a vacinação é algo corriqueiro, todos sabemos que toda criança deve ser vacinada e que esse processo não acaba na infância, adultos e idosos também precisam ser vacinados. Por mais corriqueira que seja ainda existem pessoas que não acreditam na vacinação, acham q algumas podem fazer mal... Pois então imagine em 1900?
Foi esse cara que enfrento toda essa resistência, mostrou que vacinação era necessária.
Ele foi um homem ilustre que contribui muito para a saúde publica, a homenagem foi mais que merecida!

Diante deste dia, que tal parar e refletir? Qual a importância de cada profissional da área da saúde? Qual o meu papel perante a sociedade? Como posso contribuir para a saúde das pessoas?
Eu tenho consciência do que significa ser um profissional da saúde? Que muitas pessoas vão depender de mim?

Escolher esse caminho trás muitas responsabilidades, que muitos não têm idéia, entra na área por status ou outros motivos superficiais, sem vocação, sem amor a vida do próximo. É de extrema importância que se saiba que a partir do momento que se escolhe ser um profissional da área da saúde, que junto com essa escolha tem que se doar um pedacinho de si, e nesse pedacinho tem que ter paixão, entrega, AMOR ao que faz. E isso não se aplica só aos futuros médicos, se aplica a todos que escolheram lidar com a vida.

Eu escolhi esse caminho porque tenho amor à vida, minha vida, vida do próximo... Você tem?








segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Parábola do Porco-espinho

Durante a era glacial muitos animais morriam por causa do frio.
Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.
Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados, então precisavam fazer uma escolha: ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.
Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.
Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.


E assim sobreviveram...



Moral da História
O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades.
 
 
O que são pequenas feridas diante de algo maior!